Curiosidades

O que fazer com a borra do café?

O que fazer com a borra do café?

Café quentinho, coado na hora. O aroma invade os sentidos, você respira fundo e na mente vem aquela pergunta: o que fazer com a borra que sobrou no filtro de papel?

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o brasileiro gerou cerca de 800 mil toneladas de borra de café somente no ano de 2017. Grande parte desse volume foi descartado no lixo, ocupando espaço nos aterros sanitários.

Você sabe que existem fins mais nobres para o pó de café usado, só não está lembrando no momento, não é mesmo? De adubo orgânico a prever o futuro, aborra de café vai te ajudar a resolver algumas questões do dia a dia e, de quebra, tornar você um grande aliado nos cuidados com o meio ambiente.

Prepara mais uma xícara que vou te contando, olha só:

  1. Adubo caseiro

Por ser repleto de nutrientes aborra de café vai ajudar sua hortinha a crescer forte. Ela só precisa passar por um processo simples chamado compostagem, que você pode fazer em casa.

  • Combater o mosquito da dengue

Existem substâncias no pó de café que bloqueiam a reprodução dos ovos do mosquito. Espalhe a borra nos pratinhos de vasos de plantas ou em locais que acumulem água.

  • Remover odores

Para tirar odores dos ambientes ou aquele famoso cheiro de geladeira, seque a borra ao sol e coloque em seguida num sachê. Aplique no local ou deixe na geladeira por pelo menos 48 horas. Caso o cheiro persista, substitua o pó até que o mau cheiro desapareça.

  • Limpeza doméstica

Você pode utilizar a borra de café para lavar recipientes oleosos, como vidro de azeite, ou então para clarear pias de cozinha ou de banheiro. Basta esfregar um pouco da borra no local e enxaguar.

  • Prever o futuro

A cafeomancia foi desenvolvida pelos árabes e era utilizada pelas odaliscas do oriente. Ela promete enxergar o futuro de quem tomou o café por meio da interpretação de figuras feitas na borra que sobra na xícara. Cada imagem revela um destino diferente.

Aproveitando a conversa, quero revelar uma previsão para o seu futuro: você está sendo tomado por uma vontade incontrolável de beber um café quentinho agora mesmo. Acertei? Me chama!

Fonte:

https://www.graogourmet.com/blog/maneiras-de-aproveitar-a-borra-de-cafe/