Dicas

Café com literatura – III

Café com literatura – III

Indo para mais uma dica de literatura com café, o livro de hoje conta uma história misteriosa e bem humorada que envolve o famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro, doutor Watson.

Na trama escrita por Jô Soares, intitulada O Xangô de Baker Street, o desaparecimento de um valioso violino Stradivarius, presente de Dom Pedro II à baronesa Maria Luíza, agita a cidade.

Durante a narrativa, é possível encontrar algumas passagens em que o cafezinho marca presença, como a que está descrita a seguir, em que uma das personagens, Esperidiana, serve um café forte:

“Pimenta costumava discutir seus casos policiais com a esposa e ela estava a par dos recentes assassinatos. Ele acabou de escanhoar o queixo, lavou o rosto na bacia de ágata e foi encontrar-se com a mulher. Sentou-se, enquanto Esperidiana servia o café bem forte e fumegante.”

A história se passa no final do século XIX, em um Rio de Janeiro governado pela monarquia. Holmes e Watson, além de investigarem o roubo do valioso instrumento musical e também dos consequentes assassinatos, se envolvem também em diversas aventuras gastronômicas brasileiras, com direito a feijoadas, caipirinhas e vatapás.

Jô Soares remonta o ambiente e a atmosfera carioca desta época e destila o bom humor durante toda a trama. É, sem dúvida, um livro daqueles que a gente não consegue parar de ler.

Assim como na dica da semana passada, esta história também ganhou uma versão para as telonas. Para os cinéfilos, é sempre uma boa opção:

Semana que vem voltamos com mais literatura com café! Se você tiver alguma dica, escreva um comentário e compartilhe com a gente. 😉

Café Meridiano, um jeito café de acompanhar boas histórias.