Dicas

Café com literatura – VI

Café com literatura – VI

Hoje é sexta-feira! Dia da nossa dica de literatura com café. 😉

O livro de hoje, ‘Marley e Eu’, conta a história de um cachorro, um labrador americano chamado Marley, que deu muito trabalho – e também muitas alegrias – para os seus donos, John e Jenny. Os dois, logo após o casamento, se mudaram para a Flórida e resolvem ter um filho. Aconselhados por um amigo, o casal decidiu primeiro adotar um cão para ver se estavam realmente preparados para se tornarem pais.

Eles se encantaram por Marley (nome escolhido em homenagem ao cantor Bob Marley, responsável por embalar vários momentos do casal) e passaram a viver diversas aventuras, principalmente quando descobriram que ele era um cachorro praticamente incorrigível e que se recusava a obedecer ordens.

Trata-se de uma narrativa em primeira pessoa onde John Grogan, jornalista, conta o que viveu a partir do momento que resolveu adotar Marley. Ao longo de toda a história os laços entre John, Jenny e o cachorro foram crescendo e o cão acabou se tornando um membro inseparável da família, mesmo que difícil de lidar.

Como o assunto aqui é café, o autor do livro também não esqueceu do cafezinho durante a história e, em uma passagem em que descreve seus hábitos logo pela manhã, fala da bebida:

“Dentro de algumas semanas, mal conseguíamos nos lembrar como era a vida antes de nosso novo morador chegar. Rapidamente, entramos numa rotina. Eu começava todas as manhãs, antes de tomar minha primeira xícara de café, levando-o para passear na praia e voltava. Depois do café da manhã, antes de tomar uma ducha, eu revirava o quintal com uma pá, enterrando suas “minas” terrestres na areia no fundo do terreno. Jenny saía para o trabalho antes das nove horas, e eu raramente saía de casa antes das dez, primeiro fechando Marley na garagem com uma vasilha de água fresca, uma pilha de brinquedos, e minha sorridente recomendação para ele “ser um bom menino”.

‘Marley e Eu’, best seller em vários países, inclusive no Brasil, ganhou uma adaptação para o cinema em 2008, com Jennifer Aniston e Owen Wilson.

Se você também tem alguma dica que envolva literatura e café, conte pra gente!

Café Meridiano, um jeito café de criar laços.