Notícias

Café Meridiano, um jeito café de ser sustentável

Hoje se comemora o Dia Internacional da Terra, uma data que busca contribuir para que as pessoas reflitam sobre os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais relacionadas ao nosso planeta. Mais do que isso, a idéia é conscientizar as pessoas de que cada um é responsável pela Terra e que a contribuição individual gera resultados coletivos de preservação e melhoria globais.

O Café Meridiano também se considera responsável pelo planeta e procura sempre dar a sua contribuição. Hoje isto é feito de várias formas, aqui destacamos três delas: a) reciclando plásticos e papelões; b) reciclando o lixo eletrônico; c) e incentivando a agricultura familiar através do Café Meridiano Orgânico.

Conheça um pouco mais sobre estas iniciativas:

a) Reciclagem de plásticos e papelões. Todo mês o Café Meridiano recicla cerca de 200 quilos de sobras de papelão industrial e outros 200 quilos de plásticos através da ARECICOL, Associação dos Agentes Prestadores de Serviço na Coleta de Materiais Recicláveis. A ONG dá a estes materiais uma destinação sustentável, o plástico, por exemplo, vira mangueiras.

b) Reciclagem de lixo eletrônico. Para solucionar o problema do descarte indevido do lixo tecnológico, gerado na indústria pela substituição de equipamentos, o Meridiano passou a contribuir com o Projeto Lixotec, da Associação dos Profissionais de Informática de Colatina (APIC). Nesse projeto o material que não é mais útil para a empresa é adaptado e direcionado a comunidades carentes e a projetos sociais do município de Colatina, onde fica a sede da unidade fabril. Dessa forma, a Café Meridiano contribui para que haja uma redução significativa da poluição causada pelo descarte indevido desse lixo tecnológico, o que inclui, além de computadores, pilhas, baterias, eletro-eletrônicos, cartuchos, celulares, impressoras e outros.

c) Incentivo à agricultura familiar. Dentre os produtos, o Café Meridiano Orgânico é o melhor exemplo de sustentabilidade: é um café 100% natural, sem agrotóxico e produzido exclusivamente pela agricultura familiar. Este tipo de agricultura contempla a matéria-prima 100% arábica e com uma remuneração em torno de 35% acima do preço convencional de mercado. Esta compensação no preço é justamente para valorizar o esforço dos produtores familiares e assegurar a permanência deles no campo com uma condição social justa.

O Café Meridiano está sempre buscando novas formas de melhorar o seus produtos e também contribuir para o planeta, afinal, atitudes sustentáveis são aquelas que contribuem para um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações saciarem suas próprias necessidades.

Agora que tal beber um Café Meridiano Orgânico e brindar o Dia da Terra?

Confira mais em: Empresa cede papelão para reciclagem