Curiosidades

Profissão barista: do grão à xícara

Profissão barista: do grão à xícara

Assim como o sommelier é um profundo conhecedor do mundo dos vinhos, o barista se especializa em toda a cadeia produtiva do café, estudando os tipos de grãos e preparando bebidas de qualidade.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), é crescente o número de pessoas que têm procurado diferentes variações como os cafés gourmet, exigindo uma consistente evolução para um perfil mais atento à diferenciação de regiões, sabores, certificações,entre outros.

Por isso, a demanda por profissionais que atendam a esse mercado cada vez mais exigente tem aumentado muito. Nos cursos de barista do Meridiano (link para página de cursos), é cada vez maior a procura por interessados em desbravar o mundo do café.

Para conhecer ainda mais a profissão nada melhor que conversar com um especialista, certo? Por isso, ouvimos a barista do Meridiano Simone Bolssoni.

Confira o bate-papo com essa apaixonada por café e pela profissão de barista:

– O que é preciso para ser um bom barista?

É fundamental gostar de lidar com pessoas. Também é muito importante ter disciplina, se aprofundar no assunto e ser criativo. Além disso, é preciso apreciar muito o café, gostar de fazer provas e experimentar novas nuances de sabores.

– Para crescer na profissão, o curso de barista é suficiente? 

Não, o bom profissional deve querer sempre mais. É preciso se aprofundar com cursos de qualificação e degustação, análise sensorial, mixologia, latte art, métodos de preparação de café, entre muitos outros. Mas o curso de barista é o primeiro passo, o que dá a base para a formação de um especialista, por isso é muito importante.

– Para você, qual é a maior recompensa de ser barista?

É a satisfação dos clientes. O café une as pessoas e tem o dom de criar novas amizades. Sempre há um pretexto para convidar alguém para tomar um cafezinho. Quando a bebida é de qualidade e traz boas lembranças para quem bebe, nossa missão como barista está cumprida.

– Como está o mercado hoje para os baristas?

O mercado é crescente e também é o responsável direto pelas melhorias na qualidade do café em cafeterias, padarias e restaurantes. Hoje há baristas que acompanham o desenvolvimento docafé e comercializam microlotes. Isso para atender a demanda dosconsumidores, que estão cada vez mais conscientes.