Curiosidades

Quebra do mito: café não vicia

Você bebe café todos os dias e se não beber sente uma dorzinha de cabeça? Alguém certamente já lhe disse que isso acontece porque você é viciado em café, certo? Pois o Meridiano hoje te traz uma boa notícia: café não vicia. Isso mesmo, pode beber tranquilo, o seu vício não é de café, talvez você seja viciado em água, um “vício” que não tem cura.

Explicando melhor, o Café Meridiano lhe propõe uma situação: imagine que você fique isolado em uma sala, sem comida e sem bebida, por alguns dias. Qual será a primeira coisa de que você vai sentir falta? Água. Sim, claro, é de água que você vai sentir falta e não do café. Entendeu como a sua dependência é muito maior de água do que de café?

Beber café é um hábito saudável, que faz bem à saúde, portanto pode ser comparado a exercícios físicos também. E está aí outro bom exemplo: quem tem o hábito de se exercitar todos os dias, quando não pode fazer isso por algum motivo, sente falta. O mesmo ocorre quando você, que costuma beber um cafezinho logo de manhã, deixa de beber café.

Como explica o Doutor Darcy Roberto Lima, pesquisador especialista em café, logo que nascemos já nos tornamos dependentes químicos. “Ao respirar pela primeira vez o recém-nascido torna-se dependente do oxigênio para todas as atividades bioquímicas de seu organismo”, diz Lima.

É importante destacar que você deve escolher bem em que quer se tornar dependente. Você pode optar por ser dependente de hábitos saudáveis, como beber bastante água, praticar exercícios e tomar um cafezinho, ou ser dependente de substâncias que prejudicam sua saúde, como o tabaco e as drogas ilícitas.

Portanto, ao beber sua próxima xícara de café, curta bem este sabor que não vicia e ainda faz bem à saúde.

Café Meridiano, um jeito café de levar uma vida saudável.