Dicas

QUEM TEM MEDO DE FAZER CAFÉ?

QUEM TEM MEDO DE FAZER CAFÉ?

Pode parecer brincadeira, mas muita gente ainda não sabe preparar o bom e delicioso café coado. Pode ser por medo de errar ou mesmo aquela preguicinha marota.

Mas não tem problema. Se você se identifica com essa situação, não precisa se preocupar. Nós estamos aqui para te ajudar e mostrar que nada vai deixar você longe de uma boa xícara de café quentinho. Com apenas 10 passos simples, você vai se transformar maior especialista em café coado que você conhece. Confira nossas dicas e sucesso!

  1. Escolha o Filtro de Papel e o Suporte para Filtro ideal para sua necessidade. Eles devem seguir o mesmo tamanho. O Filtro de Papel Meridiano tamanho 100 (pequeno), por exemplo, é ideal para preparar até duas xícaras pequenas (50ml). Já o 103 (grande) é tamanho família, indicado para preparo de garrafas térmicas de 1 litro.
  2. Abra o filtro e dobre-o nas ranhuras para que se encaixe bem nas paredes do suporte.
  3. Para a quantidade de pó, sugerimos 50g – cerca de 03 colheres cheias – para 1 litro de água. Adapte a receita ao seu gosto.
  4. Essa dica é o pulo do gato: antes de adicionar o pó, molhe levemente as laterais do filtro com água já aquecida, em pouca quantidade. Aquele gosto de papel vai embora, deixando apenas o sabor do café.
  5. Coloque a quantidade de pó desejada no Filtro, sem apertar e nem compactar.
  6. A água (filtrada ou mineral) pode ferver, mas descanse ela um pouco antes de despejar sobre o pó. Se preferir não ferver a água, saiba que a temperatura ideal é quando começarem a surgir pequenas bolhas, aí já é hora de apagar o fogo.
  7. Despeje a água lentamente, umedecendo todo o pó que está no filtro. Comece pelas extremidades até o centro, em espiral e de forma constante, sem mexer com a colher. Quanto mais lenta a operação, mais encorpado o café ficará.
  8. Não deixe a extração passar de 4 a 6 minutos. Isso faz com que a bebida perca suas propriedades ideais.
  9. Para manter o café quente por mais tempo, escalde a garrafa térmica ou bule com água quente antes do preparo.
  10. Terminada a filtragem, dispense corretamente o Filtro com o pó utilizado. Nada de reaproveitar.

Essas dicas não são de manual de instrução. São sugestões para você testar e descobrir qual receita é a que mais lhe agrada. E então? Viu como é simples? Agora que você perdeu o medo é hora de brilhar no maravilhoso mundo do café coado e se preparar para receber todos os elogios! Bom café!