Dicas

Dúvida: Café faz bem ou não?

Muita gente que acompanha o blog do Café Meridiano deve se perguntar porque que a gente tanto diz que o café faz bem se até pouco tempo atrás ouvíamos dizer que ele faz mal. A dúvida não é a toa: antes, acreditava-se mesmo que o café prejudicava a saúde. Reforço para a palavra “acreditava-se“, pois não havia pesquisas que comprovassem realmente os efeitos negativos da fruta em nosso organismo. Em parte, essa crença se fez pois antes os cientistas achavam que o café era composto em grande parte de cafeína. Hoje já se sabe que esta substância representa somente 2% da composição da fruta.

Mas voltemos ao assunto inicial: café faz bem, acredite. Aliás, não precisa acreditar, apenas acompanhe aqui no blog as pesquisas quem têm sido feitas comprovando isso. São pesquisas realizadas por pessoas renomadas, como o Doutor Darcy Ribeiro Lima, que de tanto procurar, encontrou 101 razões para beber café, que ele relata em livro homônimo. Aliás, nem precisa dizer que o Café Meridiano recomenda este livro, né? Inclusive já sorteamos alguns exemplares dele na rede.

Vale ressaltar que o Dr. Darcy não está sozinho ao afirmar que café faz bem, o reconhecido Instituto do Coração (Incor) montou um grupo dedicado às pesquisas sobre os efeitos do café na saúde. O grupo recebeu o nome de Unidade Café e Coração, e tem como objetivo principal observar os efeitos da bebida em doentes cardíacos e em pessoas com diabetes. Outro foco da unidade é analisar a influência da forma de preparo nos componentes da bebida. O cardiologista Miguel Moretti, coordenador das pesquisas, ressalta que quando é consumido em doses moderadas – e por “doses moderadas” entende-se até 4 xícaras (cada uma de 230ml) por dia para adultos (pessoas de 20 a 60 anos) – a bebida possui propriedades antidepressivas, chegando a ser utilizada no tratamento de dependentes químicos.

Por fim, é importante deixar claro que o café, mesmo sendo a segunda bebida mais consumida e há tanto tempo em todo o mundo, é ainda um mistério para a ciência, que agora passa a estudar todos os seus compostos para além da cafeína, como os ácidos clorogênicos, sais minerais, como potássio e magnésio, vitaminas do complexo B e açúcares. Estas substâncias citadas formam a maior parte da fruta e, por isso, é tão importante que sejam estudadas pelos cientistas e doutores.

O Café Meridiano está atento às pesquisas divulgadas sobre o café, trazendo para você os principais avanços a respeito. Enquanto aguardamos os resultados, produzimos cada vez mais um bom café para você continuar desfrutando dos benefícios da bebida.

Café Meridiano, um jeito café de levar qualidade a você.