Curiosidades

O dia a dia do barista: quais são os principais acessórios

O dia a dia do barista: quais são os principais acessórios

Pitcher, tamper e copo de shot. Você já ouviu falar em alguns desses nomes? Tratam-se de alguns dos principais instrumentos de trabalho dos baristas. Para atuar na profissão é essencial saber quais são os equipamentos para a execução das receitas de cafés e drinks.  

A barista do Meridiano, Simone Bolssoni, listou os acessórios essenciais para a rotina de qualquer barista. Conheça alguns deles:

Métodos de Preparo

– Tamper: o uso dessa peça é indispensável para extrair o café espresso com sabor e qualidade. Possui uma parte convexa e um cabo para a compactação do pó antes da extração. A maioria das especificações do produto apresenta um excelente material de aço inox que proporciona durabilidade e boa resistência.

– Pitcher: utensílio imprescindível para o preparo do leite, pra fazer latte art e cappuccino italiano e outros cafés com leite. É o que costumamos chamar, no senso comum, de leiteira, porém, com alguns detalhes profissionais que influenciam o desempenho.

– Pincéis: necessários, tanto para a limpeza da área de trabalho, quanto do porta-filtro. 

– Copo de shot: é usado para as medidas durante a preparação de drinks a base de café.

– Palitos: são eles quem ajudam o barista a fazer alguns dos desenhos de Latte Art. 

– Polvilhador: utilizado para incrementar algumas receitas preparadas, na maioria das vezes com cacau em pó e/ou canela. [imagem: polvilhador]- Métodos de preparo de café: há diversos métodos e o barista pode escolher os que agradar mais seus clientes. Alguns deles são: prensa francesa (french press), Hario V60, Chemex, Aeropress, entre outros.

– Métodos de preparo de café: há diversos métodos e o barista pode escolher os que agradar mais seus clientes. Alguns deles são: prensa francesa (french press), Hario V60, Chemex, Aeropress, entre outros.