Curiosidades

BEBER CAFÉ TÁ PROIBIDO!

BEBER CAFÉ TÁ PROIBIDO!

É brincadeira! Mas já aconteceu em vários lugares. Confira algumas dessas histórias que parecem mentira.

Você já pensou em viver num mundo onde café é proibido? 
Parece surreal, não é mesmo? Mas já houveram tentativas de banir essa bebida maravilhosa que nos enche de energia todos os dias. O site Mental Floss separou alguns desses momentos e nós vamos contar  acompanhados de uma boa xícara de café Meridiano. VIVA A LIBERDADE!!! 

1. Mecca

A primeira vez que o café foi banido foi em Mecca, em 1511. Acreditava-se que o café estimulava pensamentos radicais e a ficar à toa. E o governador pensava que isso iria unir a oposição. O café também tinha uma reputação ruim devido ao seu fator estimulante. Mas o maior ‘problema’ é que ele era utilizado por algumas seitas Sufis em funerais, onde passavam um bowl com café para se manterem acordados durante as orações.

2. Itália

Quando o café chegou à Europa, no século XVI, mais precisamente na Itália, os clérigos pressionaram para que a bebida fosse banida e considerada satânica. Mas o Papa Clemente VIII provou, disse que era delicioso e até brincou dizendo que deveria ser batizado. Com a benção do Papa várias cafeterias se espalharam pela Europa. Muitíssimo obrigado, Papa Clemente! Esse nos representa!

3. Constantinopla

Logo após Murad IV tomar o trono Otomano, ele proibiu a bebida e desenvolveu um sistema de penas bem sensatas. A história conta que Murad costumava andar pela cidade à noite com roupas de civis para saber o que estava acontecendo. Ao entrar em uma cafeteria ele ouviu pessoas bebendo café e discutindo sobre política, colocando a culpa dos problemas do governo na conta do próprio Murad. Voltando ao palácio ele pensou a respeito do que acabara de ouvir e resolveu banir a bebida sob a lei islâmica que proíbe intoxicantes. Ele decapitava pessoas com as próprias mãos ao encontrá-las bebendo café. Seu sucessor era um pouco mais benevolente e a punição para a primeira vez pego com café era uma surra. Se a pessoa fosse pega com café uma segunda vez era costurada dentro de uma bolsa de couro e jogada nas águas do Bósforo.

4. Suécia

A Suécia desceu a lenha no café 5 vezes. Uma delas foi em 1746, quando o governo chegou a banir “equipamentos de café” dos bebedores ilegais. Policiais confiscaram xícaras e pires para evitar que eles continuassem a beber café. O rei Gustavo III foi responsável pelo primeiro ensaio clínico da Suécia. Nessa época, se você fosse condenado à execução poderia optar por virar um rato de laboratório da realeza. Eles chegaram a realizar o experimento em gêmeos e o rei ordenou que um dos irmãos fosse obrigado a beber grandes quantidades de café por dia, enquanto o outro irmão beberia a mesma quantidade em chá para provar que o café encurtava a vida de quem o bebia. O resultado final foi: o rei morreu primeiro, por assassinato, em 1972. Depois morreram os dois médicos que supervisionavam o experimento. O prisioneiro que bebia chá foi o terceiro, e morreu com seus 83 anos. E o último a morrer foi o prisioneiro que bebia café! Ninguém sabe ao certo quando que ele morreu, apenas que foi o último a bater as botas. Dá-lhe, café!

5. Prússia

No ano de 1777 Frederico, o Grande, monarca da Prússia, emitiu um manifesto declarando a superioridade da cerveja sobre o café. O argumento foi que o consumo de café estava atrapalhando o consumo de cerveja no país. Será que os prussianos iriam deixar de tomar aquela xícara de café fresquinho todos os dias pela manhã? A declaração de Frederico dizia “Vossa Majestade foi criada à base de cerveja”, esperando as pessoas trocassem a energia do café por um copo de breja logo cedo. Mas a gente acha mesmo é que se o rei Frederico tivesse tomado uma xícara de Meridiano a história seria outra.

Espero que tenham gostado dessas histórias sobre o café. Fique ligado no nosso blog para mais histórias como essas, além de receitas, eventos e muito mais. 
Até logo e bom café!

Referências:

http://mentalfloss.com/article/12662/5-historical-attempts-ban-coffee

https://nationalcoffee.blog/2015/12/15/5-attempts-to-ban-coffee-in-history

https://www.thelocal.se/20180702/why-coffee-was-banned-in-sweden-five-times

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.