Dicas

Onde a mágica acontece! Conheça os tipos de filtragem do café.

Onde a mágica acontece! Conheça os tipos de filtragem do café.

Quem é coffee lover sabe que o processo de filtragem do café é fundamental para extrair o melhor dos componentes das partículas do pó por meio da água quente. Dependendo da temperatura e do tempo de contato adicionamos açúcares, acidez ou amargor.

Na filtragem controlamos o que vai na xícara, por isso, o tipo de filtro e porta filtro escolhido para o preparo interfere diretamente no sabor desejado. Vamos conhecer melhor os principais tipos de filtro e o material utilizado em cada um deles para que sua escolha seja perfeita:

Filtro de pano

Esse é do tempo da vovó. E mesmo nos dias atuais continua sendo utilizado por muita gente. De acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), 97% dos consumidores de café costumam tomar a bebida coada em filtros de tecido ou papel. Uma dica dos especialistas é ferver o filtro de pano antes de utilizá-lo pela primeira vez. Isso é importante para retirar a goma presente no tecido, que pode alterar o aroma e sabor do café. Outra medida importante é lavar o coador de tecido com água em abundância. Nada de usar detergente ou alvejante nesse utensílio. E lembre-se de trocá-lo a cada trimestre.

Filtro de papel

Criados há mais de um século, os filtros de papel surgiram para mudar os rumos do preparo de café. Prático e descartável, esse material caiu nas graças da família brasileiras na década de 1960. O produto se popularizou e virou o queridinho dos amantes de café. Sua principal vantagem está na filtragem mais prática. Sua trama mais fechada permite uma maior retenção durante o preparo, fazendo com que o café fique mais brilhante e um pouco menos encorpado do que o café feito em coador de pano.

Filtro de polipropileno

Tomar café de forma sustentável ainda é mais gostoso! Essa é a grande vantagem dos filtros de polipropileno. É que seu material permite que sejam higienizados e reutilizados várias vezes. É só lavar com água e deixar o material secar naturalmente. Como a matéria prima dos filtros de polipropileno não é retirada de florestas, isso garante uma maior preservação ambiental. Além disso, o polipropileno é produzido a partir de fibras plásticas e microfibras que agilizam a sua degradação.

Filtro de Titânio

Esse aqui pouca gente conhece. O filtro de titânio tem a grande vantagem de não afetar o sabor, aroma e a cor da bebida. Além disso, ele é antialérgico, não corrosivo e antimicrobiano. Graças ao seu material, ele se torna também um ótimo condutor de calor que ajuda a manter a temperatura da bebida na medida certa para o consumo. Mas é preciso saber que esse modelo decoador possui uma malha fina metálica que não absorve os óleos essenciais do café e, geralmente, deixam sedimentos na xícara.

E então? Que tal preparar um jornada saborosa no universo da filtragem e tirar a prova do mais saboroso você mesmo? Visite o Meridiano Shop e encontre sua opção.

1 Comment
alan 22/12/2019 em 23:02

boa matéria

Comments are closed.