Dicas

A flor do café!

A flor do café!

Aqui no blog já falamos de diversos assuntos que envolvem o café, como seus benefícios para a saúde, sua ‘ajudinha’ na hora das atividades físicas e até mesmo da sua relação com músicas, filmes e seriados. Hoje, vamos contar para você um pouco mais da origem do fruto e, mais especificamente, da flor do café!

Para começar, e falando um pouco de forma científica, o cafeeiro é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea L., da qual se conhecem 103 espécies. Destas, são colhidos os grãos utilizados para se preparar uma das bebidas mais conhecidas e apreciadas do mundo, o café!

O cafeeiro é largamente cultivado em países tropicais, tanto para consumo próprio como para a exportação sendo que, o Brasil, é o maior produtor e exportador mundial de café. E é justamente dele, do cafeeiro, que nasce uma das flores mais bonitas e delicadas que existem – tão delicadas que duram apenas 2 ou 3 dias – a flor do café.

Durante o nosso inverno – período em que se termina a colheita na maioria do Brasil, aproveitando-se do tempo seco que colabora para o manejo de qualidade do grão – algumas células do cafeeiro se diferenciam e formam ‘botões florais’, que entram em um estágio de dormência até que os fatores externos sejam ideais para seu desenvolvimento.

É também nesse período que a planta do café sofre, devido o ar seco e, por isso, desidrata e murcha. Porém, com a volta das chuvas e a quebra do ‘regime de seca’, inicia-se uma série de mudanças no metabolismo e na produção hormonal das plantas e, todo aquele ‘sofrimento/stress’ é substituído por uma florada intensa, exuberante e uniforme.

Na época da florada do cafeeiro – período que coincide com a primavera, podendo também ocorrer floradas eventuais ao longo de outros meses, já que ele se adapta às mudanças climáticas – o cheiro desta flor costuma tomar conta de todo o cafezal e, quem passa pela beira da estrada, costuma ver uma linda paisagem formada pelas flores brancas do café.

E, com a chegada da primavera, nada mais justo do que destacarmos em nossas redes flores de café! Quer conferir? Acesse nosso Twitter e/ou Facebook e aprecie. 😉

Café Meridiano, um jeito café de aprender cada dia mais sobre café!

1 Comment
Rafaela - Tudo em Foco 22/09/2012 em 13:40

A flor do café é realmente muito bonita e é incrível como ela é sensível. Mas faz parte do ciclo de vida da planta, que vai acabar trazendo grãos que servem para o nosso prazer e consumo. A natureza é realmente maravilhosa e explicar sobre o cafeeiro apenas comprova isso.

http://www.tudoemfoco.com.br

Comments are closed.