Notícias

Uma história de vida com o café

Uma história de vida com o café

Entre os dias 14 e 16 de abril, durante a Feira de Negócios de Bares, Restaurantes, Cafeterias e Similares (Feinbares), o Meridiano irá realizar o primeiro curso de barista de 2015. Os alunos serão orientados pela barista, degustadora e profissional especializada em avaliação sensorial de café, Eliana Relvas.

 

A especialista, que leva para diversas partes do mundo novidades relacionadas a drinks e receitas exclusivas preparados com o fruto do cafeeiro,  estará pela primeira vez no Espírito Santo para ministrar o curso. Eliana teve um bate-papo delicioso sobre a sua profissão e sobre o grão que já conquistou milhões de consumidores:

 

– O que os alunos podem esperar do curso de barista?

 

O objetivo é apresentar todas as fases do café, desde a lavoura, até o produto final, que são as diversas possibilidades de bebidas e drinks que ele possibilita. Por isso, apresentarei a história do café, as diferenças entre variedades e espécies, análise sensorial, quais os atributos para o coador e a máquina. O foco será no preparo do café espresso, com orientações sobre a latteart, uma técnica de fazer desenhos em espuma de leite sobre as bebidas de café.

 

– Qual é a sua relação com o café?

 

Sou formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, e pós-graduada em Gastronomia pela FMU. Como engenheira de alimentos, em 1996, participei ativamente da montagem do primeiro centro de treinamento de café do Brasil, o Centro de Preparação de Café do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, escola que conta com o apoio da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café.

 

O café sempre esteve presente na minha vida, desde a infância. A minha avó já colocava um pouco da bebida na gemada que fazia e eu só bebia leite se estivesse misturado ao café. Quando me tornei adulta, aprendi a consumir a bebida sem açúcar e quando comecei a trabalhar com café já tinha esse hábito.

 

– Quais são as tendências para o consumo hoje?

 

As cápsulas renovaram o jeito de as pessoas tomarem café. Com essa facilidade, as cafeterias precisam melhorar muito porque o espresso já esta na casa das pessoas. Vivemos a chamada “terceira onda”, das cafeterias. Nela, a tendência é oferecer de tudo e atender o gosto do consumidor. Chegou-se a conclusão de que não existe a bebida certa e sim o que é apreciado pelo consumidor.  É importante respeitar o paladar dos clientes para garantir que eles sejam fiéis ao produto.

 

Por exemplo, algumas cafeterias no mundo começaram a oferecer a bebida feita no coador de pano. Até então, apenas os brasileiros consumiam assim. Outra tendência nos Estados Unidos é o café servido com nitrogênio. Parece cerveja, mas é café gelado e muito cremoso – extraído a frio. O gás deixa a textura da bebida cremosa.

 

– Qual é a sua avaliação sobre o mercado? O café tradicional perdeu espaço com a infinidade de opções oferecidas?

 

A tendência é de crescimento. As indústrias precisam de baristas para vender para as cafeterias, as empresas de máquina precisam de profissionais para vendê-las.  A forma tradicional não perdeu espaço e há cada vez mais pessoas interessadas em estudar sobre o café, assim como ocorre com o vinho, por exemplo.

 

Há muitas opções de máquinas que podem ser utilizadas em casa. O momento do café após o almoço está diferenciado. Ele pode, por exemplo, ser harmonizado com chocolate ou queijo.  É uma maneira prática e deliciosa de receber uma visita.

 

Curso de Barista Básico

 

Data: 14 a 16 de abril de 2015

Vagas: 12

Investimento: R$ 600,00 – boleto até o dia 30 de Março ou 2 x no cartão (reserva da vaga mediante pagamento confirmado)

Ministrado pelos baristas da empresa e Eliana Relvas.

Local: Centro de Convenções Steffen –

FEINBARES – Feira de Negócios de Bares, Restaurantes, Cafeterias e Similares

Endereço: Rodovia ES-010 – J. Limoeiro – Serra –Es

Horário do curso: 9h às 17h

Inscrições: podem ser feitas pelo site (www.meridiano.com.br) ou pelo telefone (27) 99836-7060 (Simone).