Dicas

Jorge Amado, literatura e café!

Jorge Amado, literatura e café!

Hoje, 10 de agosto, comemora-se o centenário de Jorge Leal Amado de Faria, o conhecido Jorge Amado. O autor mais adaptado para a televisão brasileira possui uma vasta lista de sucessos literários, como Tieta do AgresteDona Flor e Seus Dois Maridos eTenda dos Milagres.

E claro, em meio a tantas obras, não poderia faltar o tradicional café! Por isso, em comemoração ao aniversário de um dos maiores escritores da literatura nacional, vamos fazer um brinde cafeinado relembrando algumas passagens de duas de suas obras que citam o tão famoso cafezinho.

Vamos começar por ‘Capitães de Areia’. Em um dos trechos, o personagem Pedro pede um café:

“O comissário era um jovem advogado que reluzia um rubi no dedo e um charuto no queixo. Quando Pedro entrou com o guarda, pedia café em voz alta. Pedro ficou diante da escrivaninha, parado. O guarda disse: – Esse é o menino do roubo no Campo Grande. O comissário fez um sinal com a mão: – Veja se esse café sai ou não sai… O guarda retirou-se. O comissário leu a parte do guarda que prendera Pedro.”

Já em ‘Gabriela, Cravo e Canela’, um dos maiores sucessos de Jorge Amado, o cafezinho também é citado:

“O diabo é que estavam todos comprometidos com Aristóteles. No segundo dia de sua estada, o coronel Aristóteles passou no hotel para visitá-lo. Mundinho não estava, ele deixou uma palavra amável, com um convite para o exportador vir tomar café na intendência. Mundinho decidiu aceitar.”

Gostou? Então, pegue uma xícara de café, brinde com a gente e boa leitura! 😉

Café Meridiano, um jeito café de ler e celebrar Jorge Amado.

2 Comments

[…] dos cem anos de Jorge Amado, esta semana é comemorado o centenário de outro grande escritor brasileiro: Nelson […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2012/08/cafe-com-nelson-rodrigues/

Comments are closed.