Notícias

Novos baristas em formação

Novos baristas em formação

A manhã desta terça-feira foi repleta de informações em mais um Curso de Baristas promovido pelo Café Meridiano, no Sindbares. Dentre os participantes estão proprietários de restaurantes e postos de gasolinas, produtores de café, funcionários de hotel, interessados em levar o conhecimento para o exterior e pessoas prestes a investir no próprio negócio, como a abertura de um espaço gourmet.

A barista responsável por ministrar o curso é novamente Tatiane Rodrigues, que abriu a manhã informando à turma que os pré-requisitos para ser um bom profissional da área são dedicação e paixão, mesmo que não exista o hábito de beber café. E uma coisa que o profissional não pode deixar de conhecer é a história, bem como todas as propriedades do fruto.

O conteúdo abordado para introduzir os participantes passeou pela lenda sobre a descoberta do café pelas cabras de um pastor da Absínia – hoje país conhecido como Etiópia -, chamado Kaldi.

Em sequência todos puderam compreender melhor como o café chegou ao Brasil e os tipos de café existentes, como o arábica e robusta (conilon). “Cada região produz uma bebida específica, devido ao clima e altitude”, disse Tatiane. Segundo ela, o arábica, por exemplo, quanto mais alta for a região de produção, melhor a bebida. “Este tipo é produzido a partir de 800 metros de altitude”, informou.

A turma também aprendeu um pouco sobre os blends, que é a mistura dos grãos: variedades diferentes, de regiões distintas, ou até mesmo produções da mesma região; pode ver de perto a comparação dos grãos e entender a importância da seleção dos mesmos para o excelente resultado da bebida.

A manhã teve muitas outras informações e uma pausa básica para degustar um bom café e, claro, para o almoço. A tarde promete muito mais informações e uma turma na expectativa para a parte prática do nosso curso, que começa amanhã.

Estaremos por aqui para manter vocês informados sobre o que acontece no nosso Curso de Barista, que já é uma referência no assunto e no início da formação de novos profissionais.

Café Meridiano, um jeito especial de despertar paixão pelo mundo do café.

2 Comments
Café Meridiano 01/06/2012 em 9:56

Olá, Maycon.

O próximo Curso de Barista acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto. E desta vez também teremos o Curso de Latte Art, no dia 30 do mesmo mês.

Para saber mais informações e fazer a sua inscrição, basta acessar o nosso site: http://migre.me/9jHhX

Abraços!

Café Meridiano

https://www.meridiano.com.br/blog
maycon campos 31/05/2012 em 22:51

Olá,o curso de barista ainda está acontecendo ? estou interessado. obg

Comments are closed.