Dicas

Café faz bem à saúde!

Café faz bem à saúde!

Como já comentamos diversas vezes aqui no blog, o café pode ser um aliado da saúde, ajudando na prevenção de doenças como Diabetes e Mal de Parkinson. Porém, a bebida ainda é vista por algumas pessoas como vilã.

Para deixar de lado essa imagem, pesquisas recentes começam a desmistificar alguns riscos relacionados ao café. Um dos exemplos é que, segundo especialistas, a bebida não tem nenhuma relação com casos de infarto ou aumento significativo da pressão. De acordo com Luiz Antonio M. César, médico do Incor (Instituto do Coração de São Paulo), já existem evidências claras de que o aumento da pressão arterial em uma pessoa que toma café regularmente é discreto.

Além desta desmistificação, a bebida também tem outros pontos positivos divulgados há pouco tempo. Um deles é que o cafezinho pode ser capaz de estimular centros ligados ao prazer no cérebro. “Podemos detectar o efeito do café em vários circuitos cerebrais. A primeira região é a da percepção olfativa, chamada córtex olfativo, onde o cheiro é percebido”, diz o neurocientista Jorge Moll, da Labs D’Or. O especialista complementa que a ativação das áreas de prazer acontece no tronco cerebral, e que estas são ativadas por estímulos prazerosos, como uma música e o aroma marcante do café.

O café também pode dar uma forcinha aos estudantes, pois deixa os alunos mais atentos, facilitando o aprendizado. Estudos afirmam que, alunos que consomem café com leite na hora do intervalo ficam mais atentos e, consequentemente, apendem mais.

O cafezinho é uma boa fonte de energia, inclusive para combater aquela preguiça após o almoço ou o sono que se sente no período da manhã.

É o café mostrando todos os seus pontos positivos!

Fonte: Coffee Break

Café Meridiano, um jeito café de se aliar à saúde.

2 Comments

[…] da cafeína que podem contribuir para esse efeito. “O café pode ter esse efeito por alterar a pressão arterial, mas é possível que outros compostos também sejam importantes para o aumento da longevidade”, […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/03/tomar-cafe-pode-aumentar-os-anos-de-vida/

[…] Café faz bem à saúde! « Blog | Café Meridiano Share this:TwitterFacebook […]

http://cienciaalimentos.wordpress.com/2012/04/23/caf-faz-bem-sade/

Comments are closed.