Dicas

Projeto Hands: café e arte

Em tempos de imediatismo e automação, manter-se fiel à história e a tradição é tarefa cada vez mais rara de se observar. Em uma série chamada “Hands”, 35 artistas e designers subvertem esta máxima e expressam com leveza o trabalho artesanal que fazem para criar desde objetos em madeira até cafés.

Em um dos vídeos do projeto, pode-se observar a beleza, a complexidade e a delicadeza da latte art, técnica desenvolvida por baristas que consiste em desenhar figuras na superfície de bebidas feitas à base de café expresso. Estas figuras são, geralmente, feitas utilizando-se um dos dois métodos existentes, ou, algumas vezes, combinando-os.

O primeiro método é a manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso (conhecido como “free pour latte art”). O segundo consiste em desenhar as figuras com uma ferramenta (conhecida como etching – gravador, marcador), utilizando-se um estêncil, pó e espuma de leite no preparo de um café elaborado. Com foco no objeto que é criado, e não no artista, os vídeos da série são uma verdadeira fonte de inspiração.

Fonte: http://goo.gl/1pYrSP