Dicas

[Dia Mundial do Café] O café pelo mundo

[Dia Mundial do Café] O café pelo mundo

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Café, e para comemorar com um jeito café de levar a vida, vamos apresentar para vocês como outros países vivem esta cultura do cafezinho. Nossa viagem vai passar por alguns dos principais países produtores de café, além do Brasil. Já temos na rota a Guatemala, Colômbia, o Vietnã e a Indonésia. Outros que não produzem tanto, mas têm costumes interessantes como a Itália e a Turquia, por exemplo. Nesta série de posts, o Café Meridiano vai não vai apenas mostrar dados e estatísticas, mas sim um pouco dos aspectos culturais que envolvem o ato de beber café nesses países. Afinal, em cada país há um jeito café de levar a vida.

Antes de embarcarmos nesta viagem sobre os cafés de diferentes países, é importante frisar um ponto: cada café que você beber terá um gosto único. Isso porque o “terroir” varia muito de um lugar para outro. Terroir é um conceito herdado dos vinhos, utilizado para explicar a diferença entre um café e outro. Este conceito envolve tanto aspectos geográficos, como clima e solo; como botânicos, que incluem variedades e plantas; e até técnicos, relacionados à produção, que marcam um café de determinada fazenda. Isso explica o fato de um mesmo país ter uma variedade muito grande de grãos e cada um com um sabor.

Além disso, o processamento e a forma de preparo do café também influencia muito na bebida. Ela pode ficar mais densa, mais suave, mais doce, mais amarga, etc. Um cafezinho é uma grande mistura de elementos e nós vamos te mostrar como alguns países fazem esta alquimia.

Ficou curioso? Então aguarde só mais um pouquinho que o Café Meridiano vai te mostrar um jeito café de ver o mundo!

Café Meridiano, um jeito café de conhecer novas culturas.