Dicas

[Dia Mundial do Café] Guatemala

[Dia Mundial do Café] Guatemala

Um dos países que tem um jeito café de levar a vida mais forte é, sem dúvidas, a Guatemala. O país da América Central tem na agricultura a base da sua economia, e no topo da agricultura está a produção de café. Deixando um pouco as estatísticas e números que você vê por aí de lado, o Café Meridiano vai te mostrar agora como é o jeito café de levar a vida dos chamados “chapines”, apelido dado para se referir aos guatemaltecos.

Você vai achar que é exagero, mas na Guatemala é assim: ao acordar, bebe-se o primeiro café do dia; no caminho do trabalho, uma parada para mais um café; antes de uma reunião, um pulinho na cafeteira; depois do almoço, nada melhor que um cafezinho; antes de voltar ao trabalho, mais uma xícara; no meio do trabalho, uma pausa para o café; e advinha o que eles bebem depois de um dia estressante? Sim, claro, mais café! Não é todo mundo que faz isso no país, mas é muito comum as pessoas beberem muito café a toda hora. Diferente do Brasil, os chapines têm uma relação com o café que vai além da refeição para despertar. Eles não bebem café somente para acordar, mas simplesmente porque estão com vontade. Fazendo um paralelo à cultura brasileira, o costume de beber café deles é bem parecido com o hábito dos gaúchos de beber chimarrão.

Outro fator que certamente influencia essa paixão dos guatemaltecos por café é o grão produzido no país. A Guatemala tem condições muito específicas de solo e clima. O solo é recheado por cinzas ricas em minerais graças à presença de cerca de 33 vulcões ao longo do território. O melhor café guatemalteco é plantado em grandes altitudes que variam de 1.300 a 2.000 metros acima do nível do mar. O clima também é o mais adequado para este tipo de plantação, com pluviosidade e períodos de seca regulares. Com estas condições tão favoráveis, não é a toa que o café do país se destaca entre os melhores do mundo. Inclusive recomenda-se não discutir ou duvidar desta soberania, café é orgulho nacional entre os guatemaltecos, e entrar nessa conversa é quase como debater quem é o melhor jogador de futebol: Pelé ou Maradona.

Os chapines não só bebem café como também vão muito a cafeterias. Sair para beber café é um programa usual como ir tomar sorvete, por exemplo, feito inclusive aos finais de semana. O hábito é tão forte que depois do trabalho primeiro vão à cafeteria, depois ao bar. As cafeterias, por sua parte, têm uma decoração própria, cada uma de um jeito diferente, sempre para deixar o clima mais aconchegante e propício para a degustação do café. Elas funcionam em horário comercial estendido, das 7h às 22h, e é difícil vê-las vazias, sempre tem gente no local. Além da decoração, as cafeterias oferecem uma variedade grande de cafés e drinks, tanto gelados quanto quentes.

Mas os chapines não capricham no café só durante o dia, a primeira refeição também vem com boas doses e é bastante curiosa. A começar pela comida, eles possuem o hábito de fazer um belo desjejum, com feijão frito, omelete e banana frita. Para companhar, um copo de suco e vários de café. Sim, vários. Isso porque quando você pede uma refeição de café da manhã nas cafeterias vem um combo com café e suco, sendo que o café você pode se servir quantas vezes quiser. Entendeu? Inúmeras vezes!

Para beber café em casa eles usam a cafeteira elétrica. Ela é um pouco diferente da vendida no Brasil: as de lá já vem com um filtro embutido, uma espécie de tela que coa o café. Pouquíssimas pessoas coam o café com coador de papel ou de pano, como fazemos aqui, a ponto de no supermercado não haver muitas opções nem para comprar.

Quer saber mais? Os chapines bebem café em xícaras maiores e sempre que você pedir um “cafe negro” – como eles chamam o cafezinho por lá – você tem a opção do café duplo, triplo, quádruplo…!!! Já pensou você bebendo um café quádruplo? Hum… ficou com água na boca? Então corre para a parte de receitas do Café Meridiano e vai saciar essa vontade agora mesmo!

Fontes utilizadas:
Origem da expressão “chapin” (em espanhol)
Wikipedia
Friele
– Depoimento de Renata Murari

Café Meridiano, um jeito café de conhecer novas culturas.

1 Comment

[…] Entre em contato Quer entrar em contato com o Meridiano? Clique aqui. « [Receita] Expressão [Dia Mundial do Café] Guatemala » […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2011/04/dia-mundial-do-cafe-o-cafe-pelo-mundo/

Comments are closed.