Dicas

[Dia Mundial do Café] Vários países

[Dia Mundial do Café] Vários países

Depois de passar alguns dias em cada país, hoje vamos fazer viagens mais curtas, com algumas curiosidades sobre países variados. Então aperte o cinto de segurança e vamos decolar!

Nossa primeira parada de hoje é o Vietnã. Reconhecido como o segundo maior produtor de café no mundo – primeiro na produção da espécie conilon, o país também tem um jeito próprio de fazer o café. Lá o café é servido com o próprio filtro na xícara, mas não é um filtro normal. O filtro de café vietnamita é feito de metal com furinhos por onde passa o pó de café. Um dos mais populares no país é o “white coffee”, ou seja, o café branco. O nome engana quem pensa que trata-se do nosso café com leite. O white coffee é, na verdade, um café com uma camada de leite condensado no fundo da xícara que se mistura naturalmente à bebida.

Outro país asiático é a Tailândia, um país conhecido por suas belas ilhas e pelo clima bem quente. Por causa das temperaturas elevadas, os tailandeses preferem o que chamam de “iced coffee”, ou seja, o café gelado. Mas não é simplesmente um café em temperatura refrescante, é um pouco diferente. Primeiro coloca-se açúcar e leite condensado em um copo onde, em seguida, é despejado o café coado feito na hora. Com uma colher, mistura-se bem esses ingredientes. Por fim, coloca-se a mistura em uma sacola com flocos de gelo e aí sim está pronto o café gelado tailandês. Existem outras receitas, mas é desse jeito que é vendido em barraquinhas pela cidade refrescando os tailandeses do calor durante o dia a dia.

Não sabemos quem inventou primeiro e adaptou a receita, mas na Espanha tem um café de mesmo nome que o tailandês, porém o “iced coffee” espanhol é feito de uma forma bem mais simples: nada mais é que o café colocado em um copo com gelo.

Entre a Europa e a Ásia fizemos uma pausa na Turquia, onde a maioria da população bebe muito chá, mas ainda assim possuem um jeito próprio de fazer café. O “türk kahvesi”, ou simplesmente café turco, é preparado sem coador, direto em uma chaleira tradicional do país e na medida de xícaras exatas. Para eles, o café deve ser bebido logo depois de pronto, por isso é feito na medida correta. O café tem um gosto bem forte, além disso é possível sentir o pó na boca enquanto você toma o café, porque ele é bem denso. Outra curiosidade: o café é servido sem colher, pois você serve, espera o pó assentar no fundo da xícara e depois bebe. O pó que fica no fundo não é desperdiçado: as mulheres sempre fazem a leitura da borra do café. Não são todas que acreditam, mas muitas sabem fazer porque aprenderam com a mãe.

E quem gosta de café bem doce vai adorar a Argentina. No país é vendido até café com açúcar em pó. Isso mesmo, você já compra o pó de café prontinho com açúcar. Prático, né?

Ufa, nossa viagem acaba por aqui. Mas se você tiver alguma curiosidade destes ou outros países, comenta com a gente, somo super curiosos pelo jeito café de levar a vida dos outros lugares. E se você gostou, aproveita para beber um cafezinho 😉

Fontes deste post:
– Depoimentos de Francine Veloni e Carol Reis
– Vídeo demonstrando como faz o ice coffee da Tailândia: http://www.youtube.com/watch?v=lm18FVriPsk

Café Meridiano, um jeito café de conhecer outras culturas.