Dicas

[Dia Mundial do Café] Itália

[Dia Mundial do Café] Itália

O país de hoje não tem tradição em plantar café, mas tem sim em fazer café. Isso mesmo, hoje vamos conversar sobre a Itália. Pronto para embarcar?

O povo italiano é um povo apaixonado por café e se orgulham em dizer que eles não inventaram o processo de como fazer a bebida, mas foram eles que aperfeiçoaram a ponto de fazer o melhor cafezinho. É a mesma história que eles defendem com o macarrão, que foi inventado pelos chineses, mas o melhor é o macarrão italiano. Ah, eles vão dizer isso também sobre o futebol e sobre tantos outros assuntos, faz parte do jeito deles.

O primeiro estranhamento ao pedir um café na Itália é logo no cardápio, são tantas opções que se você não for um conhecedor da bebida pode ficar perdido. O básico da maioria das cafeterias é composto pelo café espresso, o macchiato, o café latte, o cappuccino, o moccaccino e o café americano.

Dentre todas estas opções a mais famosa é o café espresso, e aí vem mais algumas surpresas. Este café é servido em xícaras e doses pequenas, mais ou menos um dedo de bebida – para você ter um parâmetro. Parece pouco, mas como o café é super concentrado, a medida é ideal. Especialistas explicam que um café espresso italiano bem feito é como um shot que só extrai as principais características do café, sem esgotar nenhuma. O resultado é uma bebida doce, que lembra o sabor de chocolate para alguns. Quem está acostumado com doses maiores de café, como nós brasileiros, não vai estranhar tanto assim, pois este shot é bem concentrado, o suficiente para saciar a vontade de café.

Famosos pela tradição em máquinas de café, nas casas de família italiana o mais comum é você encontrar uma ou várias cafeteiras Mukka Express italiana. Elas são muito famosas no país, a ponto de serem vendidas em supermercado. Além disso, italiano de verdade sabe bastante sobre café, lá existe uma cultura muito forte de passar os rituais de como fazer, de pais para filhos são perpetuados os ensinamentos dos italianos sobre a bebida. Uma dessas tradições que eles mantém é guardar sempre o pó de café na geladeira. Ainda que muitos deles não saibam da explicação científica para isso, esse truque contribui para que o pó fique menos exposto à oxidação e umidade, os inimigos da boa conservação do café.

Viu só, não é só quem planta café que tem tradição na bebida!

Café Meridiano, um jeito café de conhecer novas culturas.