Dicas

Cafeteria cobra clientes pelo tempo de permanência

Cafeteria cobra clientes pelo tempo de permanência

Já falamos por aqui algumas curiosidades que envolvem o consumo do café por vários países do mundo, como Finlândia, Itália, Suíça, Colômbia e Coréia do Sul. E para não perder o costume, hoje vamos viajar mais um pouco através das curiosidades cafeinadas.

Imagine só uma cafeteria onde tudo é de graça, menos o tempo que você fica por lá. É justamente essa a proposta da Ziferblat, uma rede de cafés russa que cobra seus clientes por cada hora de permanência – e acaba de abrir sua primeira loja em Londres. 

O funcionamento é assim: logo ao chegar ao estabelecimento, o cliente pega um relógio despertador do balcão e anota o horário. A partir daí ele fica à vontade para usar a cozinha do local e preparar a sua própria refeição ou café, servir-se dos biscoitos, frutas, sentar-se ao piano ou apenas apreciar um cappuccino de uma das máquinas automáticas disponíveis. Por hora, cada cliente paga cerca de R$ 7,00.

Como é cada vez maior o número de pessoas que se utilizam de locais como esse para trabalhar, acredita-se que exista aí um mercado pouco explorado – e lucrativo.

O Ziferblat abriu dez lojas nos últimos dois anos na Rússia, e agora quer levar a ideia para outros lugares do mundo. De acordo com Ivan Mitin, proprietário, desde a inauguração da unidade em Londres, vários clientes já se tornaram frequentes. Segundo Ivan, os londrinos são mais preparados para tal conceito, eles entenderam a ideia logo de cara. “É engraçado ver as pessoas em fila aguardando a vez de lavar a louça que sujou. Isso não é obrigatório, mas é apreciado por nós. Alguns até lavam a louça de outras pessoas. Nós vemos os nossos clientes como inquilinos, todos dividindo o mesmo espaço”, conta o empresário.

Você gostou da ideia? Acha que esse tipo de cafeteria daria certo no Brasil? Escreva um comentário e dê a sua opinião.  😉

Fonte: Folha de S. Paulo

Café Meridiano, um jeito café de inovar.