Dicas

Consumo de café pode evitar o surgimento de cáries

Consumo de café pode evitar o surgimento de cáries

Os benefícios do café não param de aparecer!

Recentemente, cientistas brasileiros descobriram que um certo tipo de grão de café possui uma propriedade antibacteriana, o que ajudaria a manter a saúde dos dentes. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que o café (Coffea cenephora) quebra ativamente o biofilme bacteriano que causa placas dentárias, uma das principais causas de problemas na boca. 

Os cientistas acreditam que os antioxidantes polifenóis são, provavelmente, os responsáveis pelo efeito dessa quebra, mas disseram que outras pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação direta.

O professor Andréa Antônio (chefe da pesquisa), quando consultado pelo Daily Mail, alertou que o consumo exagerado de café ainda pode ser ruim para os dentes. Ele afirma: “Embora este seja um resultado emocionante, temos de ter o cuidado de acrescentar que existem problemas associados com o consumo de café em excesso, incluindo a coloração amarelada e os efeitos da acidez sobre o esmalte do dente. A mesma coisa acontece se você tomar uma grande quantidade de açúcar e creme adicionados em seu café: os efeitos positivos sobre a saúde dental são, provavelmente, nulos”.

Então, vamos destacar: com moderação, o cafezinho pode proporcionar diversos benefícios, inclusive para a saúde bucal.

Fonte: Correio do Estado

Café Meridiano, um jeito café de evitar a cárie.