Dicas

[Dia Mundial do Café] Colômbia

[Dia Mundial do Café] Colômbia

Famosa por seu café de alta qualidade, a Colômbia figura entre os grandes produtores de café da América Latina, chegando a ser o maior produtor de café arábica lavado do mundo. Popularmente chamado de “tinto” entre os colombianos, o café envolve o orgulho nacional: todo colombiano tem muito orgulho do café do  país e diz que não existe café como o de lá. Realmente,  o café de cada localidade  tem suas características próprias, carrega o seu próprio terroir como já explicamos, mas o que agrada mesmo aos paladares é o fato dele ser bem suave.

Apesar do orgulho do café, os colombianos bebem pouco da bebida. As regiões da Colômbia onde há um maior consumo de café são Bogotá, Santaderes, Huila, Tolima e região central cafeeira (Antioquia, Caldas, Quindío e Risaralda) com média de 2,5 a 3 copos por dia por pessoa, o que gera uma média anual de 1,87 quilos por ano. Este volume é muito baixo se comparado ao dos brasileiros, por exemplo, que é de quase 5 quilos. Uma possível explicação para isso se deve ao hábito dos colombianos beberem café apenas pela manhã, de tarde eles preferem beber suco. Para aumentar o consumo de café no país foi criada uma campanha nacional, a “Toma Café”. Com a campanha eles pretendem aumentar em 30% o consumo da bebida entre os colombianos.

Para pedir um café no país é bem fácil, basta chegar a uma lanchonete e pedir um “tintico”, como eles chamam o cafezinho. Já se você preferir um café com leite, pode pedir, na gíria local, um “perico”. Mas um café diferente mesmo é o café com rapadura apelidado de “tinto campesino”, por ser um café no estilo caipira. As pessoas têm o costume de usar rapadura no lugar do açúcar na Colômbia, e o café não foge a esta regra.

Para acompanhar o café, não há um consenso entre os colombianos. Muitos bebem o café sozinho mesmo, puro e sem nenhuma comida para acompanhar, enquanto outros comem com qualquer outro tipo de comida, até mesmo frutas. Isso mesmo, frutas! Mas geralmente não é uma fruta qualquer, é uma fruta da região chamada de chontaduro. O gosto lembra o de uma batata doce assada, mas é um pouco mais amargo. A chontaduro é ingerida com sal e mel, além do café para acompanhar.

Quer saber mais uma curiosidade? Na Colômbia quando alguém bebe café e fica com o hálito da fruta na boca, as pessoas brincam que ela está com “hálito de porteiro”. Ah, e tem outro detalhe: 85% dos colombianos preferem beber café em casa, apenas 15% bebem fora do lar.

Fontes:
– Estatísticas da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café)
– Dados da Colômbia: Rádio Caracol
Portal de Turismo da Colômbia
– Sobre a campanha “Toma Café”: Federación Nacional de Cafeteros de Colombia
– Depoimentos de Angela Marcela Murillo e Natalia Perez.

Café Meridiano, um jeito café de conhecer novas culturas.

1 Comment
Angela Murillo 20/04/2011 em 12:52

Que bom pelo cafe de Colombia o melhor do mundo =)

Comments are closed.