Dicas

[Dia Mundial do Café] Indonésia

[Dia Mundial do Café] Indonésia

O país de hoje da série de posts sobre o café no mundo é a Indonésia, um país lá do outro lado do mundo. Desta vez não conseguimos descobrir se eles têm alguma tradição ligada ao jeito de servir o café, mas que é deles o café mais diferente, isso ninguém pode contestar. Mais do que diferente ou outros adjetivos que o Kopi Luwak – nome do mais famoso café da Indonésia – pode gerar, o café é reconhecido como um dos exóticos do mundo.

A grande curiosidade deste café é a forma como ele é produzido. Após o plantio, a colheita é feita pelo luwak, uma civeta ou simplesmente um gato selvagem. Não se sabe ao certo a razão, mas o esperto bichinho vai até o cafeeiro e escolhe somente os grãos já maduros para comer. Dentro do seu organismo apenas a polpa é digerida, assim a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Os grãos ingeridos pelas civetas são coletados nas suas fezes, depois passam por um processo de limpeza. Após este processo, eles são submetidos a aprovação de higiene e qualidade, a fim de evitar qualquer tipo de problema, para só então serem torrados.

Pode parecer estranho e até bizarro, mas é este o café mais valioso do mundo. Para você ter uma ideia, meio quilo do produto chega a custar 600 dólares. Especialistas em café afirmam que vale a pena pagar um valor tão alto explicando que o seu sabor é como “uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns”, já outros afirmam que ele “tem um sabor de caramelo natural e um leve toque de chocolate, além de um aroma muito especial e acidez baixa”. O segredo acontece durante a digestão da civeta, quando bactérias e enzimas exclusivas dele entram em ação e assim tornam-se responsáveis pelo sabor diferenciado do grão de café colhido pelo animal.

Além do sabor menos amargo que atrai muitas pessoas, há outra explicação para o preço tão elevado do café: por ano são produzidos menos de 230 quilos, o que faz dele um produto muito raro e, consequentemente, o café mais caro do mundo. Ele é vendido principalmente para o Japão, Europa e Estados Unidos. Quer outro exemplo do seu valor? Uma xícara de café preparado com Kopi Luwak pode custar 50 libras esterlinas no Reino Unido.

Segundo a Revista da Cafeicultura, as origens desta peculiar maneira de produzir café são incertas e tem ocasionado numerosas especulações e fábulas, ainda mais que muitos conhecedores da Indonésia dão por válida a teoria de que o Kopi Luwak começou a ser consumido durante a dominação holandesa do arquipélago. Os estudiosos argumentam que os agricultores indonésios que trabalhavam nos grandes cafezais teriam sido proibidos pelos colonizadores europeus a coletar o café para consumo próprio e que, como última solução, optaram por recuperar os grãos das fezes das civetas. Também há quem afirme, em menor número, que o retorcido processo deste café é falso e responde tão somente a uma estratégia de marketing.

Ainda que o Kopi Luwak mais famoso seja da Indonésia, ele também é fabricado sob o mesmo processo nas Filipinas, onde o produto é chamado de Kape Alamid. No Vietnã existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados por doninhas. Além disso, no Brasil temos um similar: o Jacu Bird Coffee, ou Café do Jacu, em que os grãos são colhidos das fezes da ave.

Ah, só mais uma curiosidade sobre o café mais valioso do mundo: a expressão “Kopi Luwak” é a simples junção da palavra “café” (kopi) com o nome local da civeta (luwak).

E você, beberia um café cujos grãos foram defecados por algum bicho?

Fontes:
– Wikipedia Kopi Luwak
– Vídeo explica como é produzido o Kopi Luwak e mostra o animal comendo o café: http://www.youtube.com/watch?v=1Q7IYpLYQ7Q (em inglês)
Revista Cafeicultura

Café Meridiano, um jeito café de conhecer novas culturas.