Dicas

Dicas de como preparar um bom café

Dicas de como preparar um bom café

Durante todo o dia, o cafezinho tem seus momentos cativos, seja no café da manhã, depois do almoço ou no lanche da tarde, podendo ser espresso, coado ou até mesmo um bom cappuccino. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que alguns cuidados básicos no preparo e também no armazenamento do produto podem melhorar esta bebida que já faz parte da nossa rotina.

De acordo com a barista Cleia Junqueira, o café não tem nada de simples, pelo contrário, ele é uma bebida extremamente delicada na qual interferimos diretamente no seu preparo. Desta forma, errar pode ser mais fácil do que se imagina. E para que isso não aconteça, separamos algumas dicas.

Para começar, vamos falar do coador de pano. Se ele for novo, primeiro precisa ser curtido em uma mistura com café e água quente para depois ser utilizado. É importante saber também que este tipo de coador tem um prazo de validade – de aproximadamente um mês, se utilizado diariamente. Depois deste período, ele deve ser trocado.

Quando o assunto são os filtros de papel, é bom lembrar que eles não devem ser reutilizados, são descartáveis!

Uma outra dica é em relação a água. O recomendável é que ela seja filtrada e, na hora de levá-la ao fogo, deve ser apenas aquecida, e não fervida. O ponto ideal é quando começam a aparecer algumas bolinhas.

Por último, temos o armazenamento. Nunca misturar o café novo com o restinho do café antigo pode garantir uma melhor qualidade do produto. O pó deve ser armazenado em um ambiente escuro, como em uma lata, e de preferência na geladeira, que ajuda a conservar melhor as propriedades do café.

Lembrando que café adoçado não deve ser guardado em garrafas térmicas, porque ao longo do tempo ele vai oxidando perdendo o gosto agradável.

Este vídeo exibido no Globo Repórter fala sobre estas e outras dicas para que o nosso cafezinho fique a cada dia melhor. 😉

Café Meridiano, um jeito café de levar a vida.

4 Comments
Café Meridiano 25/11/2013 em 16:42

Olá, Clarissa!
Muito obrigado. Você pode ficar por dentro das nossas notícias e dicas através do Facebook e/ou Twitter. Confira:

Facebook: https://www.facebook.com/CafeMeridiano
Twitter: https://twitter.com/CafeMeridiano

Abraços.
Café Meridiano

https://www.meridiano.com.br/blog
Clarissa 25/11/2013 em 0:01

Ai que post excelenteee! Simplesmente amei as dicas. Vocês tem instagram ou face? Bjs mil!

http://www.pousadasemcabofriorj.com/pousada-brasil-nativo/

[…] exata no preparo e acertar na temperatura da água são algumas dicas que você já conferiu por aqui quando falamos sobre como preparar um bom café. Mas, além disso, outros cuidados também são […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/04/cuidados-ao-armazenar-o-seu-cafe/

[…] importante quanto diferenciar um café de outro e conhecer seus preparos, é ficar atento a alguns cuidados especiais. Por exemplo, depois de aberto o pó de café deve ser […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2012/09/escolha-o-seu-cafe/

Comments are closed.