Dicas

Um futuro sem café?

Um futuro sem café?

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Plos One mostra que o nosso querido cafezinho pode sumir do cardápio dentro de 70 anos devido às mudanças climáticas e ao aquecimento global. Já imaginou como seria o dia a dia sem aquele café pela manhã, após ou almoço ou no encontro com os amigos?

O estudo, que foi realizado por pesquisadores do Royal Botanic Gardens, da Grã-Bretanha, em colaboração com cientistas da Etiópia, constatou que entre 38% e 99,7% das áreas adequadas para o cultivo da espécie arábica desaparecerão até 2080 caso as previsões sobre o aumento das temperaturas se concretizem.

Segundo os envolvidos na pesquisa, os produtores de café seriam capazes de cultivar os grãos em lavouras projetadas que reproduzam as condições de clima ideal. Na natureza, as melhores regiões para cultivo do arábica tem altitudes acima de 800m e temperaturas entre 19 e 21ºC. Porém, ao deixar de ser produzido em seu habitat natural, a espécie perde sua capacidade de diversificação, de onde poderiam surgir variedades mais resistentes ao calor, ficando sujeita à extinção.

É realmente difícil imaginar o mundo sem um cafezinho, não é mesmo? Por isso, é bom cuidarmos bem do meio ambiente, adotar atitudes sustentáveis e torcer para que o café faça parte da nossa rotina (e também dos nossos netos) por um bom tempo!

Fonte: Club Alfa

Café Meridiano, um jeito café de não conseguir viver sem um cafezinho.