Dicas

As diferentes formas de preparar o café

As diferentes formas de preparar o café

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo – principalmente no Brasil e nos Estados Unidos – mas, nem sempre o café foi uma bebida desejada. Até o ano 1.000 D.C. o café, que é originário da Etiópia, era usado como um estimulante apenas para alimentar os rebanhos durante longas viagens.

Conta uma lenda que, certa vez, um pastor da Abssínia (atual Etiópia), chamado Kaldi, resolveu levar até um monge o fruto de uma planta que deixava o rebanho alegre e disposto. Intrigado, o monge resolveu experimentar uma infusão daqueles frutos e percebeu que, de fato, a bebida lhe ajudava a ficar mais tempo acordado durante suas meditações. A partir de então, o café começou a ser utilizado como estimulante.

Após conhecer um pouco mais sobre a história do café, queremos saber qual é o seu jeito preferido de preparar a bebida. Conheça algumas formas de fazer o cafezinho, desde as mais antigas até as mais modernas:

Coador de pano – Muito utilizado em bares e padarias, está é a forma mais tradicional de se preparar o café. Em muitos lugares, as pessoas ainda fazem o café assim: colocam o pó direto na água quente e, depois, passam a mistura pelo coador. Os mais tradicionais colocam o café em bule.

Filtro de papel – Este velho conhecido foi inventado em 1908 por uma dona de casa alemã que substituiu a toalha com que filtrava os resíduos do café por um papel mata-borrão sobre um aro de metal vazado. Algo muito próximo do que fazemos hoje em dia: despejamos a água quente sobre o pó de café colocado no filtro.

Máquina de café espresso – Neste modelo, a água passa pelo café moído ou em pó sob uma pressão muito forte. Existem modelos profissionais (em grande escala) e para uso doméstico. O preparo é simples e o café bastante aromático.

Cafeteira elétrica – Este modelo tira sua preocupação de esquecer a água fervendo no fogo. Para fazer o café, você ajeita o filtro de papel em um compartimento, coloca o pó e adiciona água em outro. Quando a água atingir a temperatura certa, ela automaticamente passará pelo coador e o café sairá pronto. Muitas pessoas tem este modelo em casa devido à praticidade.

Máquina de café em sachês – Nela, a água também passa pelo café em alta pressão e a praticidade fica por conta dos sachês. Basta abastecer o reservatório de água, colocar o sachê e apertar o botão do café para a dosagem da bebida. Estas cafeteiras são exclusivas para este tipo de produto e vice-versa.

Cafeteira francesa – Criado em 1852, é um aparelho clássico muito conhecido como prensa francesa. Nela, você insere o pó de café no fundo, mistura com a água já quente e, depois, empurra o êmbolo para baixo para que o café seja filtrado. É aconselhável esperar alguns minutos para servir a bebida, dando um tempo para o sedimento decantar.

Cafeteira italiana – Também chamada de cafeteira napolitana, ela é a precursora das máquinas de café espresso e ainda é o equipamento mais usado na Europa. Para fazer o café, basta colocar a água no compartimento de baixo e o pó dentro do recipiente que contém furos. Depois, leve ao fogo e o café ficará pronto no reservatório de cima.

E, então? De qual forma você prefere preparar o seu cafezinho? 😉

Fonte: Bonde

Café Meridiano, um jeito de conhecer mais sobre a história e o preparo do café.

1 Comment

[…] Coador de pano, filtro de papel, french press, cafeteira elétrica e muito mais! São várias as possibilidades e formas de preparo do café, e muitas já foram evidenciadas aqui no blog. Hoje vamos falar de uma outra forma – clássica – de fazer o café: utilizando a cafeteira italiana (ou moka). […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/07/a-cafeteira-italiana/

Comments are closed.