Dicas

Curiosidades sobre o café

Curiosidades sobre o café

Ele faz bem à saúde e à memória, possui propriedades antioxidantes e faz parte do nosso dia a dia – em diversos momentos. Porém, ainda existem alguns fatos sobre o café que muita gente desconhece.

Não se preocupe! Logo abaixo você confere algumas curiosidades sobre o cafezinho e fica um pouco mais inteirado sobre o assunto. 😉

Nada se perde! – A cafeína, obtida através do processo de descafeinização não é descartada! Ela é vendida para companhias farmacêuticas e indústrias de refrigerantes e bebidas para que seja incorporada aos seus produtos.

Balzac e o café – A história diz que Balzac, o famoso novelista francês do século XIX e fundador do realismo na literatura moderna, ingeria a incrível quantia de 50 xícaras de café por dia para turbinar a mente e estimular a criatividade. Porém, vale lembrar que o consumo do cafezinho deve ser sempre moderado, não ultrapassando 3 a 4 xícaras de café/dia.

Café nos Jogos Olímpicos! – Para participarem dos Jogos Olímpícos de Verão em Los Angeles (1932), os atletas brasileiros tiveram que viajar em uma embarcação carregada com 45 mil sacas de café, que foram sendo vendidas nas paradas que o cargueiro ia fazendo ao longo do caminho. O objetivo das vendas era custear a viagem, e apenas os atletas que conseguiram vender alguma coisa puderam participar das competições.

Mulheres contra a cafeína – Em 1674, um grupo de mulheres britânicas lançou uma petição para que o consumo de café fosse banido no Reino Unido com a alegação de que a bebida estava transformando os homens em ‘corpos inúteis’. Mas, pelo visto, o monarca da época não levou muito a sério as reclamações, já que a bebida continuou sendo apreciada e consumida por lá.

Café em Meca – No ano de 1511 o café foi banido em Meca, na Arábia Saudita. De acordo com os líderes religiosos da época, a bebida era capaz de estimular o pensamento radical e as reuniões sociais.

Fonte: TECMUNDO