Dicas

Efeitos terapêuticos do café

Efeitos terapêuticos do café

Já sabemos que o café, além de espantar o sono e dar uma energia extra no dia a dia, pode reduzir o risco de Mal de Alzheimer, auxiliar no tratamento de crianças com hiperatividade, reduzir a progressão da Hepatite C e, até mesmo, dar um jeitinho na famosa amnésia alcoólica.

Mas, os benefícios do grão podem ir além destes já citados. Para entender melhor, vamos listar alguns efeitos terapêuticos do café para você conhecer e apreciar ainda mais esta bebida.

– Analgésico: O café possui efeitos positivos para reduzir a dor de cabeça e outros mal estares em geral. Para aliviar a dor de uma inflamação de ouvido, por exemplo, consumir pequenas doses de café preto pode ser eficiente. Além disso, a bebida também auxilia na redução de dores desencadeadas por problemas reumáticos ou artrites.

– Diurético: Devido aos níveis de cafeína, o café pode provocar o estado de vigília, mantendo as pessoas acordadas e mais alertas, e também combater a retenção de líquidos.

– Laxante: Todas as bebidas quentes podem funcionar como estimulantes para a digestão. A vantagem do café é que, além de aumentar a temperatura, ele acelera o ritmo cardíaco, o que aumenta a circulação do sangue e o oxigênio no intestino, melhorando, assim, a digestão. É recomendável tomar um cafezinho minutos depois das refeições.

– Antioxidante: Os polifenóis presentes no café o transformam em um poderoso antioxidante, auxiliando na limpeza do sangue e atuando com efeitos que retardam o envelhecimento da pele.

– Vasodilatador: O café também pode ser utilizado por pessoas que sofrem com problemas relacionados à pressão baixa e, até mesmo, depressão. Porém, nestes casos, seu uso deve ser assistido por um profissional da área da saúde, já que será administrado como medicamento.

Vale ressaltar que, mesmo com inúmeros benefícios para o organismo, o café deve ser consumido com moderação. Três xícaras costuma ser a dose máxima diária recomendada por especialistas.

Então, sem abusos, sirva-se de uma boa xícara de café e aproveite os benefícios que ele pode trazer. 😉

Fonte: Universia

Café Meridiano, um jeito café de fazer bem para a saúde. 

1 Comment

[…] não é novidade que o cafezinho faz muito bem à saúde. O que um estudo publicado na revista “American Journal of Clinical Nutrition” apontou, […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/01/um-cafezinho-apos-o-almoco-faz-muito-bem/

Comments are closed.