Dicas

Consumo de café pode reduzir o risco de câncer bucal

Consumo de café pode reduzir o risco de câncer bucal

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS), o consumo de quatro xícaras de café por dia pode reduzir pela metade o risco de morte por câncer de boca/faringe.

O estudo foi bem abrangente – com 968.432 homens e mulheres que não apresentavam câncer quando a pesquisa foi iniciada em 1982 – e concentrou-se em 868 casos fatais de câncer de boca/faringe que ocorreram em um período de 26 anos. 

Segundo Janet Hildebrand, autora principal do estudo, o café é uma das bebidas mais amplamente consumidas no mundo e contém uma variedade de antioxidantes, polifenóis e outros compostos biologicamente ativos que podem ajudar o organismo a se proteger contra o desenvolvimento dos cânceres.

Foram analisadas associações da ingestão de café, café descafeinado e chá com o câncer fatal de boca/faringe. Vale ressaltar que poucos estudos examinaram o café e o descafeinado separadamente, talvez, dizem os autores, por conta dos dados limitados sobre o último, que é consumido menos frequentemente e em menores quantidades do que o café normal.

Como resultado, foi possível perceber que o consumo de mais de quatro xícaras de café por dia estava associado a um risco 49% menor de morte por câncer de boca/faringe em relação à ingestão ocasional ou nenhuma de café. Alguns dados, mesmo que não tenham sido considerados estatisticamente significantes, sugeriram resultado similar para pessoas que bebiam mais de duas xícaras de café descafeinado por dia

“Na condição de uma das bebidas mais amplamente consumidas no mundo, o café e seus efeitos na saúde humana são de interesse considerável”, conclui o estudo. “Embora alguns problemas de saúde contra indiquem o consumo de qualquer bebida contendo cafeína de maneira regular, nossos resultados contribuem com o corpo de pesquisa que sugere que possa haver efeitos benéficos no café, particularmente o cafeinado, e seu consumo diário”.

Fonte: Minha Vida  

Café Meridiano, um jeito café de reduzir o risco de câncer de boca/faringe.