Dicas

Os diversos benefícios do café

Os diversos benefícios do café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, à exemplo do Brasil e dos Estados Unidos, como já vimos aqui no blog. Seja ao acordar, depois do almoço, à tarde ou na reunião com os amigos e a família, são muitas as pessoas que tem o hábito de consumir um cafezinho diariamente. Mas, mesmo assim, poucos sabem que doses moderadas da bebida podem trazer muitos benefícios, além do simples prazer da degustação.

Além da cafeína, ingrediente ativo do café, a bebida também é composta por potássio, zinco, ferro, magnésio e outros minerais – substâncias essenciais para a saúde. Não podemos deixar de citar os polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos, compostos que ajudam na prevenção da depressão e que também fazem do café uma matéria prima para fins cosméticos.

Porém, todos esses efeitos estão diretamente ligados a um processo chamado de torrefação, que dá ao café um melhor aroma e sabor. Neste processo, os grãos são ‘cozinhados’ a altas temperaturas com o objetivo de atingirem uma determinada cor e sabor. São três aspectos a serem observados na degustação do café em relação à torra: sabor, acidez, corpo e aroma.

“O grau de torra afeta não apenas o aroma e o sabor do café, mas seus efeitos para a saúde, onde vários compostos são extraídos, alterados e até mesmo formados durante a torrefação”, destaca o PhD em medicina pela Faculdade de Londres e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Darcy Roberto Lima.

No livro 101 Razões Para Tomar Café o médico destaca os motivos para que este hábito tão brasileiro, de consumir um cafezinho todos os dias, se torne ainda mais comum, mostrando os seus diversos benefícios para a saúde.

No livro, Darcy cita pesquisas que mostram que o consumo diário e moderado do café é benéfico ao cérebro, pois a bebida estimula o sistema de vigília, aumenta a atenção, a concentração e a memória, melhorando assim a atividade intelectual.

Outras pesquisas sugerem que o café, consumido em doses moderadas, pode ser benéfico contra as mais variadas doenças, como mal de Parkinson, diabetes e até mesmo câncer.

Que tal um cafezinho? 😉

Fonte: Maxpress  

Café Meridiano, um jeito café de apreciar e conhecer o cafezinho.