Dicas

Café pode reduzir pela metade a recorrência do câncer de mama

Café pode reduzir pela metade a recorrência do câncer de mama

Mais notícias positivas que envolvem café e saúde! Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Lund (Suécia) e publicado na revista Cancer Causes and Control mostrou que o consumo de café pode reduzir pela metade o risco da recorrência do câncer de mama.

A pesquisa durou cinco anos e acompanhou cerca de 600 pacientes com câncer de mama, sendo que aproximadamente metade do grupo fazia o uso do medicamento Tamoxifeno (terapia hormonal comum após a cirurgia do câncer de mama, que bloqueia os receptores de estrogênio e diminui o risco de novos tumores). 
Aquelas que tomavam o remédio e ingeriam duas ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma taxa de recorrência do câncer de mama mais de 50% inferior se comparadas com as pacientes que faziam uso do medicamento mas não consumiam café.

Porém, ainda não se sabe como a bebida interage com o tratamento. “Uma teoria na qual estamos trabalhando é que o café ‘ativa’ o Tamoxifeno, tornando-o mais eficaz”, explica Maria Simonsson, principal autora do estudo.

Este estudo – de grande importância – envolve os efeitos do café na prevenção e tratamento do câncer, reforçando a necessidade de mais pesquisas na área, principalmente em busca dos mecanismos fisiológicos de atuação da cafeína.

Fonte: Café Fácil

Café Meridiano, um jeito café de reduzir os riscos de câncer de mama.