Dicas

Os efeitos da cafeína

Os efeitos da cafeína

O café está presente na vida e no cotidiano de muitas pessoas, seja no café da manhã ou da tarde, na reunião de negócios ou no encontro com os amigos. E, como já enfatizamos diversas vezes, se consumido com moderação, a bebida pode proporcionar diversos benefícios à saúde.

Porém, para os que ainda não conhecem os benefícios e efeitos do café – principalmente da cafeína – ou que querem saber mais sobre o assunto, o site Huffington Post listou oito fatos que você precisa saber. Confira:

Faz bem para o humor: a cafeína estimula a liberação da dopamina, um neurotransmissor que ativa a área do cérebro responsável pela atenção e produtividade. E é justamente por causa dessa dose de dopamina que o café pode ajudar a regular o seu humor, pelo menos temporariamente.

Cuidado com os exageros: o café pode trazer benefícios à saúde, porém, se você exagerar na dose, o efeito acaba sendo o contrário. Mais de quatro copos podem causar irritabilidade, insônia, dores de estômago, tremores musculares e batimentos cardíacos irregulares.

A quantidade ideal: para uma pessoa saudável, o ideal é consumir entre 300 e 400 miligramas de cafeína por dia. Mulheres grávidas e pessoas com hipertensão devem ter mais cuidado ao consumir e não passar de 150 e 200 miligramas/dia.

A cafeína pode reduzir o risco de derrame: um estudo recente publicado pela American Heart Association descobriu que as mulheres que bebem mais café apresentavam uma redução no risco de sofrer um derrame.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: foi descoberto recentemente que o café pode ser utilizado como tratamento para o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. A explicação é que, em doses moderadas, a cafeína aumenta a concentração.

Café e emagrecimento: a cafeína pode acelerar o metabolismo, resultando em mais calorias queimadas. Mas, grandes quantidades da substância podem aumentar o nível de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode estar ligado ao ganho de peso. Por isso, ressaltamos novamente a importância da moderação!

Prefira fontes naturais de cafeína: quando as fontes de cafeína são o assunto, os especialistas são unânimes ao preferir as naturais, já que as artificiais podem conter muito açúcar e outros aditivos. Café e chá, em doses moderadas, podem fornecer muitos antioxidantes e uma quantidade respeitável de cafeína, oferecendo, desta forma, mais disposição e benefícios a longo prazo.

Atenção aos energéticos: os energéticos podem ser especialmente perigosos porque misturam altos níveis de cafeína com outros ingredientes estimulantes, como o guaraná. Ingerir todas estas substâncias ao mesmo tempo pode levar à uma intoxicação, com sintomas como batimentos irregulares e irritabilidade.

Fonte: Terra

Café Meridiano, um jeito café de ficar por dentro dos efeitos da cafeína.

3 Comments

[…] substância encontrada no café, a cafeína é largamente utilizada e conhecida pelo seu efeito estimulante. Porém, hoje vamos falar de outra […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/05/cafeina-pode-melhorar-a-tolerancia-ao-exercicio-prolongado/

[…] (BMJ) concluiu que motoristas de caminhão ou outros veículos de uso comercial que consomem cafeína antes de dirigir correm um risco menor de se envolverem em acidentes de trânsito do que aqueles […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/03/cafeina-reduz-risco-de-acidentes/

[…] Unidos apontam que o café é mais uma arma no combate ao envelhecimento. Além de ser altamente antioxidante, os polifenóis presentes no café verde – aquele que ainda não foi torrado – atuam na […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2012/12/cafe-no-combate-ao-envelhecimento/

Comments are closed.